segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TRICOLORES DO CÉU E DA TERRA !!!

Tenho que admitir que torcer pelo Tricolor ultimamente, não tem sido fácil(nem um pouco!!), na verdade tá difícil pra caramba!!

Mas támbém torcer para o Fluminense não é pra qualquer um, infelizmente, ou felizmente, parte desse país e espalhados pelo planeta, foram contaminados por esse sentimento que começa como aquela velha brincadeira de "torcer pra um time", mas que com o tempo torna-se um sentimento indescritível, capaz de fazer borbulhar sensações simultâneas e ao mesmo tempo opostas, dentro de um mesmo organismo !!! Infelizmente pra quem não torce pelo Tricolasso !! É dífícil de compreender o que estou "tentando" explicar...

Aquele que senta na arquiba, em dia de Maraca lotado, SÓ COM A TORCIDA DO FLUZÃO, cantando de maneira oníssona (pra mulambada, oníssona significa um som apenas, ou seja, 90 mil pessoas cantando juntas e formando apenas um som), AQUELE SOM inconfundível da torcida mais bonita e criativa desse país!! Aí sim, quem está ali, naquele momento, consegue entender, um pouquinho doque estou falando, do sentimento que corre na veia do Tricolor das Laranjeiras!! Felizmente não são todos que convivem com este prazer, INDEPENDENTEMENTE, de como está o time em campo, ou da divisão que ele disputa !!! Quem, nós Tricolores, olhariamos com o olhar de pena ou sarcasmo, por não conviver com tal sentimento, se não existissem pessoas que torcem para outras agremiações que chutam bola por aí? Iria ficar sem graça !!! E o mais impressionante que observo nestas pessoas, é que acham que ganhar um título é o suficiente para serem felizes ou querer sacanear os outros...Quanta ingenuidade!!! Falta ALMA PRA VOCÊS, falta esse sentimento que no decorrer desse texto, de forma inocente, tentei descre-lo, evidente que sem obter êxito na explicação !!! Mas é isso aí, continuem assim, precisamos sempre de vocês, INFELIZMENTE E FELIZMENTE !!! Só um exemplo de pessoas que alcançaram este estágio de compreensão do que efetivamente é torcer por um clube E TIME de futebol, ou seja, que são, no céu e na Terra, Tricolores das Laranjeiras:

Artur da Távola, Tom Jobim, Santos Dumond, Fernanda Montenegro, João Havelange, Nelson Rodrigues, Telê Santana, Gerson, Chico Buarque, Cartola, Dona Zica, Mário Lago, entre muitos e só pra citar a velha guarda!! Tá bom ? Pessoas que atingem este patamar em suas vidas e histórias de vidas, com certeza serão Tricolores cariocas.

E pra finalizar, contudo, tão importante ou mais, do que descrevi até aqui, peço permissão aos céus para descrever abaixo um texto, do primeiro nome citado no magninânimo rol de estrelas acima, um dos melhores escritores que tivemos nesse país, o grande Artur da Távola:

SER FLUMINENSE

" Ser Fluminense é entender esporte como bom gosto. É ser boboca e ser limpo sem ser ingênuo. Ser Fluminense é aplicar o senso estético à vida e misturar as cores de modo certo, dosar a largura de grená, a profundidade do verde com as planuras do branco.

Ser Fluminense é saber pensar ao lado de sentir e emocionar-se com dignidade e discrição. É guardar modéstia, a disfarçar decisão, vontade e determinação. É calar o orgulho sem o perder. É reconhecer a qualidade alheia, aprimorando-se até suplantá-la.

Ser Fluminense não é ser melhor, mas ser certo. Não é vencer a qualquer preço mas vencer-se primeiro para ser vitorioso depois. É não perder a capacidade de admirar e de (se) colocar metas sempre mais altas, aprimorando-se na busca! E jamais perder a esperança até o minuto final.

Ser Fluminense é gostar de talento, honradez, equilíbrio, limpeza, poesia, trabalho, paz, construção, justiça, criatividade, coragem serena e serenidade decidida.

Ser Fluminense é rejeitar abuso, humilhação, manha, soslaio, sorrateiros, desleais, temerosos, pretensão, soberba, tocaia, solércia, arrogância, suborno ou hipocrisia. É pelejar, tentar, ousar, crescer, descobrir-se, viver, saber, vislumbrar, ter curiosidade e construir.

Ser Fluminense é unir caráter com decisão, sentimento com ação, razão com justiça, vontade com sonho, percepção com fé, agudeza com profundidade, alegria com ser, fazer com construir, esperar com obter. É ter os olhos limpos, sem despeito, e claro como a esperança.

Ser Fluminense, enfim, é descobrir o melhor de cada um, para reparti-lo com os demais e saber a cada dia, amanhecer melhor, feliz pelo milagre da vida como prodígio de compreensão e trabalho, para construir o mundo de todos e de cada um, mundo no qual tremulará a bandeira Tricolor."

Obrigado senhor Artur, obrigado, Darío Leonardo Conca!!! E Saudações Tricolores sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário